Relaxamento 1

Relaxamento

Relaxamento 2

A capacidade de relaxar o corpo físico é um dos fatores principais para o restabelecimento da energia no ser humano, mas infelizmente é cada vez menor o número de pessoas que conseguem um relaxamento profundo, isto se deve a diversos fatores, a maioria decorrente da própria vida moderna, como o stress por exemplo, algumas indisposições físicas também contribuem para um estado de tensão constante.

Na maioria das pessoas o campo mental é muito requisitado, com isto os ciclos cerebrais, que idealmente deveriam estar em torno de 25 ciclos por segundo (hertz) em estado de vigília, alcançam níveis muito superiores, da ordem de 50 ciclos por segundo, podendo chegar até 200 hertz, devemos ter em mente que 70 ciclos por segundo já pode ser considerado estado de stress.

Durante o sono estas ondas cerebrais diminuem ou antes deveriam diminuir para cerca de 8 a 12 hertz quando relaxados e 4 hertz quando em sono profundo, desta forma o corpo descansa e repõe as energias necessárias, no entanto enquanto muitos dormem pode-se medir os mesmos 50 a 60 hertz que são encontrados em estado de vigília!

Por quê?

Se observarmos um bebê dormindo poderemos notar seu estado de pleno relaxamento, ele pode dormir em posições estranhas e mesmo assim acordará bem disposto, é normal por exemplo uma criança cair de sono em meio a uma brincadeira e permanecer de um modo totalmente esquisito, no entanto ele descansará, isto se deve ao fato de que a criança possui a capacidade de relaxar em alto grau, não é muito afetado por fatores externos tais como contas para pagar, necessidade de consertar o carro etc.

Com o passar dos anos este quadro vai se alterando, as tensões vão se instalando, alguns complexos vão se formando, isto gera couraças emocionais e desta forma a capacidade de relaxar vai ficando prejudicada, infelizmente as crises de stress ocorrem cada vez mais cedo na vida das pessoas.

Queremos deixar claro que a tensão é muito necessária na vida do homem também, ninguém consegue bater um prego ou transportar concreto muito relaxado, o normal seria que o homem vivesse relaxado e tivesse momentos de tensão, para em seguida voltar a um estado de relaxamento, até que um novo evento exigisse novamente tensão, entretanto isto não ocorre, o que acontece é exatamente o oposto, nós vivemos tensos e temos momentos de relaxamento, cada vez menos freqüentes e de menor duração, devemos reverter este quadro urgentemente.

Mas como?

Através de uma nova postura de vida, de um redimensionamento de nossas crenças e prioridades, através de uma vida mais simples, através de exercícios específicos para relaxar.

O exercício que colocamos abaixo tem algumas vantagens, é simples e eficiente, relaxa o corpo e a mente e não requer muitos aparatos externos, na verdade, com alguma prática poderá ser executado em qualquer lugar, tende a diminuir os ciclos cerebrais para o estado Alpha (de 8 a 12 hertz), repõe os níveis de energia, ajuda a combater a ansiedade além de outros benefícios.

Exercício de relaxamento

Para um correto relaxamento procure se retirar para um cômodo silencioso e calmo, coloque uma música que auxilie no processo.

Você deverá estar sentado ou deitado, de preferência sentado, com as mãos apoiadas nas coxas, palmas para baixo, de maneira que você fique confortável, a coluna deverá estar reta na cadeira, nada de poltronas inclinadas.

Feche os olhos e comece uma respiração baixa, esta é uma respiração onde se enche o abdômen de ar e não o tórax, é a respiração natural do ser humano, observe um bebê dormindo e você saberá exatamente do que se trata , procure desviar a mente dos problemas do dia-a-dia, tenha presente que você terá muito tempo para resolver problemas, mas este momento em especial é seu e deve ser aproveitado ao máximo.

Comece colocando a atenção em seus pés, sinta-os se descontraindo, se soltando, liberando as tensões, sinta-os ficando mais pesados, as sensações físicas vão desaparecendo, agora mude o foco de atenção para as canelas e faça novamente o processo, imagine os nervos como se fossem cordas de um instrumento bem esticadas, que pouco a pouco vão se afrouxando e se soltando, repita o processo nas seguintes partes:

Coxas, pélvis, abdômen, Peito, braços, mãos, pescoço, face, couro cabeludo.

Ao terminar o processo é necessário aprofunda-lo, isto se faz da seguinte forma:

Imagine um grande numero dez à sua frente, diga a si mesmo mentalmente que conforme você for diminuindo a contagem as tensões e ansiedades irão diminuindo também, 9……8……7………, as sensações físicas vão desaparecendo, 6……5…….4…….., uma sensação de paz e tranqüilidade vai tomando conta de mim, 3…….., 2………, 1………, um sentimento de unicidade com o todo se manifesta em mim, 0……., um grande circulo de luz à minha volta protege-me neste momento.

Cada número corresponde a uma respiração profunda e natural.

A cada número o corpo automaticamente vai se relaxando por completo até que se atinge o número zero cujo formato é de um círculo que representa o vazio, a não divisão, a integração total.

Esta técnica, é muito utilizada em vários cursos de Parapsicologia com pequenas variações.

A partir de agora você está capacitado a utilizar sua mente de forma criativa, ou como diriam os antigos de forma mágica.

Esta técnica é chamada por alguns parapsicólogos de T.A.M., técnica de aprofundamento mental, sendo a base de inúmeros tratamentos modernos.

Para se voltar ao estado natural de consciência a única coisa que se deve fazer é a contagem progressiva até o número que você escolheu ao mesmo tempo em que você desfaz o círculo de luz.

Uma outra técnica interessante consiste em repetir o próprio nome para si mesmo, cada vez que você repete você corta uma letra assim.

Maria, Mari, Mar, Ma, Mmm, durante este processo é normal ver as letras se apagando uma a uma.

É necessário pelo menos dois meses de treino constante para um correto relaxamento, por isto se faz necessário não desanimar, é uma técnica que quando devidamente dominada traz benefícios para o resto da vida.

Os primeiros passos após o relaxamento

Após este exercício básico, e tendo conseguido atingir o relaxamento necessário, você pode seguir adiante, colocando em seu subconsciente mensagens de mudança, basta dizer a sua mente qual o trabalho que deve ser feito, não se esqueça que agora é muito mais fácil colocar qualquer coisa dentro de sua mente, qualquer frase pensada neste momento alcança níveis mais profundos dentro do sub – consciente.

Nada melhor que um exemplo, então vamos a um que será utilizado com constância por você daqui para frente.

Meu equilíbrio aumenta a cada momento que passa, e com ele aumenta o meu domínio sobre o meu corpo e a minha mente de tal forma que todas as minhas capacidades mentais crescem de forma segura. Meu equilíbrio aumenta”

Em sou calmo, cresço a cada momento em compreensão e sabedoria, e assim a cada dia eu me conheço um pouco mais.”

Note que nos exemplos dados acima além de se dar sugestões que visam a desenvolver o equilíbrio psíquico, fator extremamente importante para o crescimento humano no entanto, você pode programar seu sub-consciente para outras tarefas , como emagrecer por exemplo, ou encontrar solução para algum problema, ou mesmo não fazer nada, apenas aproveitar o momento, mas é importante ter em mente que você não deve deixar a mente ficar divagando ao léu.

Ao enviar mensagens ao subconsciente utilize sempre o positivo, “Eu sou calmo”, “Eu emagreço mais a cada dia” etc.., nunca de maneira negativa como “Eu não sou gordo”, nem no futuro, lembre-se que o importante é o agora.

Em média dez minutos de relaxamento são o suficiente para um reabastecimento de energia, seria muito interessante que este exercício fosse feito duas vezes por dia, uma delas ao começar o dia e outra depois do trabalho.

Existem fatores físicos, emocionais e mentais que dificultam o processo de relaxamento, principalmente no início, quando o corpo não está acostumado a ficar parado nem a mente acostumada a ter seu domínio cerceado, isto gera retaliações, procure não dar atenção às sensações físicas que surgem durante a prática, a própria falta de atenção elimina a maioria destes inconvenientes.

Algumas dicas para relaxar:

Tenha sempre em mãos musicas para relaxar, com sons da natureza, new age e outras de igual teor.

Utilize em sua casa cores amenas, azul, verde claro, violeta e outras, as cores possuem forte impacto sobre o psiquismo e as ondas cerebrais.

Utilize essências em sua casa, de preferência as liquidas para serem queimadas em difusores especiais, de acordo com o que você quiser trabalhar poderá usar essências diferentes, algumas dicas de essências que poderão ser utilizadas:

Rosas: para desenvolver o amor próprio.

Laranja: para controlar a ansiedade.

Alecrim: para combater a cefaléia.

Lavanda: antidepressiva

Camomila: calmante, antidepressiva.

Mangericão: combate a estafa.

São apenas algumas dicas, mais para frente colocarei um guia mais aprofundado de aromaterapia,

Um bom banho antes de um exercício de relaxamento ajuda muito, você pode usar sal grosso ou sais de banho para um melhor resultado, o sal alivia tensões, descarrega as energias mais densas e dá uma sensação deliciosa.

A música é mágica, utilize sempre para auxiliar nos exercícios de relaxamento, de preferências às músicas estilo new age, temos muitas opções baratas atualmente, sons da natureza são muito eficientes, o canto gregoriano pode ser usado para criar uma atmosfera sacra, propícia à meditações mais profundas.

Mas o que realmente importa é a prática, nada pode ser conseguido sem ela, por isso pratique, sempre.

About The Author

Sérgio Nogueira

Presidente da Associação Brasileira de Radiestesia e Radiônica (ABRAD). Possui formação ainda nas áreas de acupuntura, reiki, hipnose, magnetismo e outras, que utiliza de forma sinérgica em seu trabalho. Atualmente se dedica a atendimentos na área de radiestesia empresarial, auxiliando profissionais e empresas a atingirem seus objetivos.

Comente este artigo