tratamento de reiki

Reiki e acupuntura. Pesquisas científicas atuais

reiki em animais de laboratório

Mais um motivo de comemoração para a Terapia Holística.

Foi publicado um artigo muito interessante na revista Galileu sobre duas experiências envolvendo a Acupuntura e o Reiki feitas por universidades que comprovam, mais uma vez, os efeitos benéficos das técnicas.

O aumento do interesse de pesquisadores pelo tema é justificável, e corresponde ao aumento da procura das técnicas alternativas pelo público, que estão se tornando cada vez mais comuns inclusive no SUS, como havíamos mostrado em outro artigo recente que pode ser consultado no link abaixo:

O crescimento das Terapias Holísticas

O estudo sobre Acupuntura, conduzida por pesquisadores da Universidade de Rochester e publicada na Nature Neurocience em 30 de Maio, conclui mais uma vez pela liberação de endorfinas como possível explicação dos fenômenos observados durante as sessões. Uma explicação bastante reducionista que mais suscita do que responde perguntas, porém mesmo assim muito importante por tratar-se de um fenômeno reproduzível em laboratório.

Creio que a parte mais interessante é justamente a pesquisa que trata do Reiki, técnica japonesa de cura através da imposição das mãos, já que a Acupuntura possui farto material comprobatório.

Esta foi conduzida na Universidade de São Paulo pelo Psicobiólogo Ricardo Monezi em um grupo de 60 ratos com câncer, por quê ratos?

Segundo Monezi:

“O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”.

Foram utilizados 60 ratos divididos em 3 grupos de 20, um dos grupos foi tratado com Reiki, o segundo não recebeu qualquer tratamento e um terceiro grupo recebeu uma imposição de luvas em braços de madeira, uma ideia que eu achei muito interessante. O grupo que recebeu Reiki demonstrou o dobro da capacidade de reconhecer e destruir células anômalas.

Para acessar o estudo na íntegra é só clicar aqui.

Enfim, tudo que já sabíamos, mas como tem carimbo acadêmico alguns levarão mais a sério, já os céticos aguerridos com certeza encontrarão outros motivos para continuarem duvidando.

tratamento de reiki

Para acessar a matéria original da Galileu acesse o link abaixo:

Acupuntura e Reiki agora tem explicação científica

About The Author

Sérgio Nogueira

Radiestesista com sólida formação na área e mais de 20 anos de experiência. Possui formação ainda nas áreas de acupuntura, reiki, hipnose, magnetismo e outras, que utiliza de forma sinérgica em seu trabalho. Atualmente se dedica a atendimentos na área de radiestesia empresarial, auxiliando profissionais e empresas a atingirem seus objetivos. Sergio Nogueira no Google+

Comente este artigo