Até 2030 depressão será a doença mais comum no mundo 1

Até 2030 depressão será a doença mais comum no mundo

depressao-terapia-alternativaNos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum no mundo. Atualmente atinge mais de 450 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil existem mais de 13 milhões de pessoas depressivas e não há um motivo concreto para explicar o porquê da doença, mas ela pode ter sido causada por uma perda amorosa muito grande, vida financeira sem sucesso, falta da companhia de amigos, enfim entre outros. Depois da avaliação de especialistas, os remédios antidepressivos amenizam os sintomas mais fortes da doença e para os mais leves, a pessoa pode optar por terapias alternativas e até por exercícios físicos.

Segundo Graça Lara, mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, as terapias alternativas – quando criteriosamente escolhidas – podem ser um ótimo caminho para quem sofre com a doença, pois, proporcionam autoconhecimento para o paciente e formas para equilibrar as cinco dimensões de sua vida: Mental, Emocional, Física, Espiritual e Financeira. Ela destaca que o foco em realizações somente em uma única dimensão – seja ela qual for; física, mental, emocional, financeira ou espiritual – aumenta os riscos da pessoa entrar em depressão, se eventualmente esse aspecto da sua vida não está indo tão bem. ” O certo é o equilíbrio em todas as dimensões”, alerta Graça Lara.

Nos dias 10 e 11 de março/2010, no HSBC Brasil, na capital Paulista, o Primeiro Evento Mundial de Desenvolvimento Integral do Ser para a Sustentabilidade – Beleza Sustentável 2010 – o público presente terá acesso a diversas terapias que trazem esses benefícios para equilibrar diversos aspectos de nossas vidas. Segundo Nay Bernardes, presidente da ONG Afeto e Cidadania que coordenará toda a equipe durante a apresentação dessas técnicas, o objetivo do seu trabalho é proporcionar alívio e auxiliar no processo de melhora do indivíduo. A ONG levará várias terapias: método Hatha Yoga, Meditação, Terapia com Cristais, Reiki, Terapia Auricular, Dançaterapia e Quick Massage. Nay Bernardes explica que essas terapias fazem com que a doença seja tratada em vários níveis. “O objetivo é a melhora do quadro existente, o que significa melhora na qualidade de vida do indivíduo”, destaca Nay.

A Terapia com Cristais ativa o fluxo energético e renova a energia. Atua nos âmbitos físico, emocional, mental e espiritual. É indicada para desbloqueios emocionais e psicológicos, proporciona tranqüilidade, paz e harmonia.

A Terapia Auricular pode ser usada em todos os tipos de desequilíbrios físicos e psíquicos, tendo como fundamento o reflexo direto sobre o cérebro e conseqüentemente sobre todo o organismo. É um método completo de terapia que utiliza pontos nas orelhas para promover bem- estar e saúde. Alivia dores e doenças através da estimulação dos pontos reflexos na orelha.

A Dançaterapia busca utilizar os recursos artísticos, educacionais e terapêuticos da dança, ajuda a pessoa a se encontrar, descobrir novos caminhos e superar desafios. Além disso, preserva e energia e o equilíbrio do ritmo interno do corpo, com o principal objetivo de integrar pessoas de todas as idades. Sua prática regular estimula as potencialidades escondidas em cada um de nós despertando áreas adormecidas em todo o corpo e suas infinitas possibilidades de criação, expressão e emancipação do ser humano. Melhora a auto estima, atenção, concentração, coordenação, aprendizagem e socialização. Resumindo, Dançaterapia é convivência, é consciência do corpo, suas possibilidades (habilidades e talentos) e seus limites.

Quick Massage é uma ótima opção que alivia o estresse acumulado no pescoço e nos ombros, desconforto muito comum para muitas pessoas que trabalham praticamente o dia todo sentadas. A parte emocional também quando não está em equilíbrio também pode alterar a postura causando descompensações e como consequência causando dor.

O Reiki também atua nas partes física, emocional, mental e espiritual de nossas vidas. Durante a aplicação do reiki, a energia que vem através de um portal que se abre quando é feita a introdução das mãos, esta energia pode ir até a origem do problema, mesmo que a origem esteja no passado (nesta vida ou em outra) curando traumas, reprogramando o futuro e libertando a pessoa no presente.

O método Hatha Yoga trabalha integrando as técnicas Asanas ( posturas corporais), Pranayama ( exercícios respiratórios) , concentração, relaxamento e meditação. A prática integrada desses exercícios promovem o bem estar físico, vitalidade, flexibilidade e equilíbrio. Os exercícios respiratórios ajudam a expandir a nossa capacidade pulmonar, acalma a mente, além de ser um instrumento poderoso que nos ajuda a entrar em contato com a nossa natureza intima. O simples fato de observar, de levar toda a atenção para a respiração, da maneira como o ar entra e sai do corpo, isso já pode ser considerado um exercício de meditação que já foi usado por muitas tradições antigas, assim como o Budismo e Hinduísmo, por exemplo. Nay Bernardes, presidente da ONG Afeto e Cidadania explica que apesar da pratica ser recente, já é possível perceber resultados positivos, como relatados pelas participantes: maior concentração, relaxamento e bem estar, o que favorece a auto estima e a baixa a ansiedade.

Uma das terapias será a Meditação que tem como objetivo o final familiarizar-se com o nosso mundo interno, aquietar a nossa mente para que possamos reconhecer a nossa natureza interior e a nossa essência. A partir disso, podemos perceber como funcionamos, quais são os nossos padrões de pensamentos e necessidades e partir disso, é possível nos transformar. Os benéficos são inúmeros: concentração e relaxamento que conduzem ao autoconhecimento e autotransformação.

O Beleza Sustentável 2010 tem como missão principal apresentar as informações necessárias para que mulheres e homens possam trilhar um caminho satisfatório em direção à sua própria sustentabilidade, desenvolvendo-se integralmente como Ser, conquistando resultados plenos e satisfatórios em todas as suas dimensões: Mental, Emocional, Física, Espiritual e Financeira.

FONTE:

Jornal do povo de Três Lagoas

09/02/2010 » 17:40

About The Author

Sérgio Nogueira

Presidente da Associação Brasileira de Radiestesia e Radiônica (ABRAD). Possui formação ainda nas áreas de acupuntura, reiki, hipnose, magnetismo e outras, que utiliza de forma sinérgica em seu trabalho. Atualmente se dedica a atendimentos na área de radiestesia empresarial, auxiliando profissionais e empresas a atingirem seus objetivos.

Comente este artigo