radiestesia é magia ?

Radiestesia é Magia?

Infelizmente, ainda hoje, muita gente ainda confunde a radiestesia com a magia, e não raro vemos casos onde alguém desiste da radiestesia por conta desta noção equivocada.

A ideia deste vídeo é elucidar e mostrar as diferenças entre ambos os sistemas, e não uma crítica ao pensamento mágico.

O que é Magia?

Existem diversas definições do termo, desde os mais místicos até aqueles que a relacionam mais com as forças internas do indivíduo e que colocariam a magia como uma forma de psicologia avançada ou parapsicologia, onde tudo derivaria do interior da pessoa.

Mas popularmente, a definição mais utilizada para a magia, que faz parte da visão do grande público, pode ser colocada como a arte ou prática de influenciar o curso dos acontecimentos e produzir efeitos desejados, valendo-se da intervenção de seres não corpóreos e da manipulação de algum princípio oculto supostamente presente na natureza, seja por meio de fórmulas rituais ou de ações simbólicas.

O que seriam estes seres variam muito de uma escola para outra, abarcando desde mestres, anjos, elementais ou até mesmo espíritos (sim, sei que cada uma destas categorias teria nomes distintos, estou apenas simplificando).

O que é radiestesia?

Radiestesia, a grosso modo, é a técnica que permite exaltar a sensibilidade que toda pessoa possui naturalmente acerca do universo ao seu redor, tornando possível interpretar as reações físicas e psíquicas que temos diante de determinadas informações vibratórias.

Neste artigo eu explico bem o que é radiestesia e falo acerca desta sensibilidade natural que todos possuímos.

A radiestesia é uma ferramenta, e como tal pode ser empregada em diversos ramos do conhecimento humano, e sim, existem pessoas que usam um pêndulo em atividades tais como previsões, mas isto não é radiestesia.

Para exemplificar podemos dizer que muitos ramos da magia usam espadas ritualísticas, porém o uso do instrumento desta forma não significa que a arte da esgrima seja magia, correto?

Onde está a diferença?

Basicamente a radiestesia independe de orações, evocações ou outros rituais espirituais para que o operador desenvolva suas qualidades na área, e independe também destes estratagemas durante sua prática para obter resultados.

Embora a radiestesia fosse vista como mágica ou esotérica até o século 16, quando os autores descreviam os momentos propícios para a coleta de uma forquilha, ou orações para sua consagração, sabemos hoje em dia, principalmente a partir do trabalho dos grandes radiestesistas do século 19, que nada disto é necessário.

Antoine Luzy foi quem melhor definiu, no meu entender o que seria a sensibilidade radiestésica, quando disse tratar-se de parte de nosso instinto primitivo de sobrevivência em seu livro “La Radiesthesie Moderne”.

Conclusão

Você pode praticar a radiestesia tranquilamente sem o temor de estar fazendo algo esotérico ou mágico.

About The Author

Sérgio Nogueira

Presidente da Associação Brasileira de Radiestesia e Radiônica (ABRAD). Possui formação ainda nas áreas de acupuntura, reiki, hipnose, magnetismo e outras, que utiliza de forma sinérgica em seu trabalho. Atualmente se dedica a atendimentos na área de radiestesia empresarial, auxiliando profissionais e empresas a atingirem seus objetivos.

Comente este artigo