Radiestesia e arte na visão de François Boucq 1

Radiestesia e arte na visão de François Boucq

Radiestesia e arte na visão de François Boucq 2

François Boucq

Encontrei uma entrevista muito interessante do desenhista François Boucq, em que ele relata sua iniciação no mundo da Radiestesia quando criança e os resultados que obteve na pesquisa de água usando técnicas de Geobiologia.

Na entrevista o desenhista questiona o excesso de racionalidade na qual vivemos, e que, segundo ele, conduz a uma perda inevitável de nossa capacidade perceptiva.

A coisa mais interessante da entrevista é que François Boucq centra todo o tempo a Radiestesia não no campo da ciência ou da técnica, como estamos tão acostumados, mas sim no campo da arte, algo que foge a razão e que não se deixa dominar facilmente.

Os instrumentos, como a forquilha e o pêndulo, servem para nos conduzir para a esfera da percepção pura e nos ajuda a tomar contato com nosso conhecimento interior.

Outro ponto interessante é o relato de suas vivências xamãnicas no México, onde presenciou diversas técnicas de Terapia Holística em ação.

Abaixo transcrevo alguns trechos traduzidos da entrevista, que está em espanhol:

“Conheci um homem, bastante velho, que me ensinou a localizar mananciais de água com uma forquilha, onde apontava ela, ali havia água.

Soube depois que isto se chamava Radiestesia”

“Foi assim que cresci em um mundo onde o que chamamos de irracional não era proibido”.

“Cada um traz consigo um conhecimento ilimitado, que o aprendizado pedagógico não nos fez esquecer. São formas de conhecimento que podem ser reencontradas por meio da arte.”

“Quando se nasce no berço do pensamento racional você se dá conta dos limites da racionalidade. Penso que a razão é um tipo de loucura coletiva. quando comecei a desenhar me dei conta de que não era nada racional desenhar; sim, existe a técnica e a ciência do desenho, mas a parte artística não é racional”

“Quanto mais você coloca de si nas máquinas, mais de ti se perde no interior”

a entrevista pode ser encontrada na íntegra em:

La Jornada (em espanhol).

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

About The Author

Sérgio Nogueira

Presidente da Associação Brasileira de Radiestesia e Radiônica (ABRAD). Possui formação ainda nas áreas de acupuntura, reiki, hipnose, magnetismo e outras, que utiliza de forma sinérgica em seu trabalho. Atualmente se dedica a atendimentos na área de radiestesia empresarial, auxiliando profissionais e empresas a atingirem seus objetivos.

Comente este artigo