Florais de Bach

Florais de Bach – Guia completo para o iniciante

Florais de Bach

Introdução

Você as vezes tem sentimentos de medo? Sente ansiedade ou raiva? Os sintomas orgânicos que esses desequilíbrios podem acarretar são sinais de que o estado emocional está comprometido, que a energia vital está sendo canalizada de modo errada ou bloqueada. Os remédios Florais restabelecem contato e harmonia com a nossa totalidade, a nossa verdadeira fonte de energia.

Os Florais de Bach buscam chegar à raiz desses problemas e erradicar devidamente as causas desses desequilíbrios. São indicados através da análise das características de sua personalidade e do quadro emocional que você apresenta.

A medida em que o organismo vai sendo harmonizado como um todo, os sintomas vão gradativamente desaparecendo. É um mecanismo natural sem efeitos colaterais e deve ser acompanhado por um terapeuta.

São 38 remédios que constituem um complexo sistema de cura. Cada planta foi escolhida especificamente pela sua capacidade de tratar a mente. Os remédios do Dr. Bach tratam o doente, e não da doença.

Mas antes de continuar falando dos florais de bach, é interessante conhecermos brevemente a vida de seu criador, o Dr. Edward Bach.

Pequena biografia de Edward Bach

Dr. Edward bach (1886 – 1936)

O Dr. Edward Bach nasceu em 1886, no povoado de Moseley, perto de Birmingham, na Inglaterra. Desde criança demonstrou uma grande sensibilidade amor pela natureza, além de clara aptidão para a medicina.

Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham e após a conclusão do curso, especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública.

Como médico o Dr. Bach pôde observar como os pacientes reagiam às enfermidades e como essa reação influía no curso das doenças.

Observou que o mesmo tratamento, aplicado a pessoas diferentes, surtia efeitos diversos não explicáveis pelas teorias médicas.

Percebeu também que medicamentos eficazes para algumas pessoas nem sempre atuavam em outras, mas que pacientes com temperamentos similares se curavam com remédios também similares. Ficou evidente a importância da índole do doente, e que esta tinha influência no tratamento a ser ministrado.

Florais de bach edward

Uma das poucas fotos existentes do Dr. Bach

Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista do Hospital Homeopático de Londres, onde pode desenvolver suas próprias idéias sobre homeopatia. Em 1929, o Dr. Bach era respeitado na área médica em toda Europa, mas obedecendo a um chamado interior abandonou todas as suas atividades e partiu para o campo, em busca de novos remédios.

Entre 1930 e 1934 descobriu os 38 remédios florais e escreveu os fundamentos de sua nova medicina. De volta à cidade o Dr. Bach pôde verificar a eficácia das suas essências florais e a ajuda que as mesmas poderiam proporcionar a doenças de origem emocional.

O Dr. Bach morreu em 1936, deixando com o seu trabalho as essências florais que são utilizadas até hoje. O enfoque do Dr. Bach possibilitou uma nova visão das doenças, buscando uma razão emocional para as mesmas e tratando-as com uma combinação das suas 38 essências florais.

Abaixo descrevemos, brevemente, as principais características do florais legados pelo Dr. Bach, são uma boa introdução ao tema.

Os 38 Florais de Bach

floral rescue

Agrimony
É indicado para pessoas com tendência a esconder seus sentimentos. Estas pessoas são aparentemente alegres, descontraídas mas de forma superficial. Apresentam conflitos emocionais e medo da solidão. É comum procurarem desculpas para não se conscientizar dos problemas. Apresentam tendência ao uso de alcool e drogas.

Aspen
Indicado para estados emocionais em que as pessoas são tomadas por medo de algo que não sabem identificar. Neste estado há um aumento da ansiedade ,apreensão, podendo levar ao pânico.

Beech
Neste estado emocional as pessoas mostram-se muito rígidas. Possuem critérios muito definidos ao fazer julgamento sobre os outros e tem dificuldade em aceitar seus próprios erros.

Centaury
Pessoas com a personalidade centaury geralmente tem dificuldade em impor sua vontade, suas idéias e são facilmente dominadas . Espera que os outros lhe digam que atitudes tomar e quais caminhos devem seguir. A essência vai ajudar a despertar as características positivas reconhecendo a própria individualidade sem se influenciar pelas opiniões alheias.

Cerato
Pessoas com pouca confiança em si próprio. Tendem a duvidar de sua capacidade de julgamento. Tendência a imitar atitudes dos outros não assumindo responsabilidade por suas experiências. A essência do cerato vai devolver a autoconfiança e ajudar a lidar com o sentimento de incapacidade.

Cherry Plum
Esse Floral irá ajudar as pessoas que tendem a perder o controle sobre seus pensamentos e ações. Neste estado emocional podem apresentar impulsos violentos contra si mesmo e os outros tornando-se bastante deprimidas.

Chestnut Bud
É indicado para as pessoas com dificuldade de aprendizagem . Estas não conseguem aprender com as experiências e comentem sempre os mesmos erros. Também crianças que apresentam dificuldade escolar.

Chicory
Essa essência poderá ajudar as pessoas muito possessivas que tendem a manter o controle sobre as outras e a dirigir suas vidas. São pessoas dominadoras, carentes, muito dependentes e presas a regras sociais.

Clematis
Pessoas com grande dificuldade de concentração e de viver o presente devido à falta de interesse pelas coisas. Aquelas pessoas que parecem estar sempre com o pensamento distante e tem dificuldade em memorizar.

Crab Apple
Essa essência vai limpar a mente trazendo à tona os sentimentos de impureza, de autodesaprovação, tudo aquilo que causa desequilíbrio podendo se transformar em doença . Uma vez conscientizadas de suas dificuldades as pessoas serão capazes de ver os fatos em suas reais proporções.

Elm
É prescrito para as pessoas que tem grande senso de responsabilidade. Pessoas autoconfiantes, seguras, com capacidade de liderança, que momentaneamente se sentem incapazes de dar continuidade ao trabalho que vem assumindo por ser muito exigentes e perfeccionistas.

Gentian
Para pessoas que desanimam frente as dificuldades que surgem ,seja no trabalho ou problemas de saúde e outros. O remédio floral vai devolver uma perspectiva positiva ajudando a compreender e superar a situação.

Gorse
A essência do Gorse vai ajudar as pessoas que se encontram num estado de desespero, pessimismo , a assumir uma postura diferente frente a vida adquirindo mais energia para superar os problemas.

Heather
Indicado para as pessoas que tem necessidade de falar compulsivamente. São muito preocupadas consigo mesmas e não conseguem ouvir o outro. Tendem a monopolizar uma conversa pelo impulso de relatar tudo que vive. Essas Pessoas são carentes embora transmitam uma imagem de segurança.

Holly
Indicado para pessoas que se encontram em estado de muita raiva, ciúme, inveja, constante expressão de mau humor. O Holly vai ajudar a equilibrar essas emoções retomando a harmonia interior.

Honeysuckle
Quando as pessoas se encontram com dificuldade de se desligar do passado. Vive em função daquilo que já aconteceu sem usufruir dos acontecimentos presentes. A essência vai ajudar a se desprender do passado permitindo usar a energia de forma mais produtiva.

Hornbeam
Indicado para sensações de cansaço, exaustão mental. Essa exaustão está ligada ao excesso de rotina. A essência funciona como um tônico que vai ajudar a adquirir mais energia para lidar com o cotidiano.

Impatiens
Para pessoas muito rápidas de pensamento que perdem a paciência em aceitar o ritmo dos outros . Ficam tensas, frustradas quando as coisas não acontecem com rapidez.

Larch
Indicado para as pessoas inseguras ,que não acreditam em sua capacidade. Devido ao valor que dá às experiências negativas do passado, não reconhecem seu potencial para atingir os objetivos. São convictas de sua inferioridade.

Mimulus
Para quem tem medo de algo conhecido. Por exemplo medo de andar de elevador, avião, de escuro , de doenças e outros. Essas pessoas estão constantemente ansiosas por estar sujeitas a se deparar com situações que lhe causam ansiedade a qualquer momento. O floral ajudará a compreender essa ansiedade trazendo equilíbrio para uma vida mais saudável.

Mustard
Caracterizada por uma tristeza inesperada, depressão profunda. Tendem a canalizar sua energia totalmente para dentro de si levando a um comportamento de introversão e à falta de sociabilidade. A essência do Mustard irá proporcionar mais serenidade de pensamento e clareza nos seus sentimentos.

Oak
Para pessoas obstinadas com o trabalho, cumpridoras do dever , corajosas e com grandes ideais. Estas não se permitem o prazer que não venha da realização e de um esforço excessivo. O floral vai devolver a alegria e a vitalidade.

Olive
Para esgotamento mental. Quando as pessoas gastam inconscientemente muita energia com preocupações e chega ao limite de suas forças, podendo gerar doença físicas. A essência do Olive vai ajudar a administrar adequadamente a energia vital.

Pine
Indicado para aqueles que apresentam como sintomas sentimento de culpa, Autocensura são rigorosos ao julgar sus comportamentos. O tratamento irá ajudar as pessoas a aceitarem melhor suas falhas e se perdoarem.

Red Chestnut
Para pessoas que se preocupam excessivamente com os outros. São superprotetores, sacrificam -se em função dos problemas alheios.

Rock Rose
Para sentimento de terror, ansiedades que aumentam progressivamente e a pessoa fica paralisada em função do medo.

Rock Water 
Pessoas perfeccionistas, possuem ideais exagerados e se obriga a viver de acordo com eles. Com o uso da essência tenderá a ser menos rígido, ter uma mente mais aberta.

Scleranthus
Para pessoas incapazes de tomar uma decisão. Vacilam entre dois caminhos gastando um tempo valioso em seus raciocínios. Apresentam grande flutuação de humor.

Star of Bethlehem
Star of Bethlehem é prescrito em função de experiências traumáticas que uma pessoa tenha vivido. Estas podem ser físicas, emocionais ou espirituais. É capaz de restaurar o poder autocurativo do corpo neutralizando os sintomas do trauma independente se este é recente ou tenha acontecido há muito tempo.

Sweet Chestnut
Quando uma pessoa sente-se desamparada e desprotegida, chegando ao limite de suas forças. Sentimento de extrema angústia e desespero.

Vervain
Para aquelas pessoas que se sentem donas da verdade e não aceitam as diferenças individuais. Querem convencer os outros de suas idéias e crenças.

Vine
Indicado para pessoas ávidas de poder, críticas, dominadoras e inflexíveis em suas atitudes. São muito capazes, seguros de si e não valorizam as opiniões dos outros.

Walnut
Vai ajudar na adaptação às mudanças tanto emocionais como corporais .Pessoas que tendem ase deixar influenciar pelos outros e não confiam em seus próprios valores.

Water Violet
Para as pessoas que tendem a ser mais reservadas, distantes, tem medo de se expor e buscam o isolamento.

White Chestnut
Quando pensamentos não desejados circulam compulsivamente a cabeça. Esta falta de controle sobre o pensamento leva à depressão, à falta de concentração e a pessoa fica em constante conversação mental.

Wild Oat
Para aqueles que não definiram um caminho na vida. Não tem uma meta a seguir. O floral vai ajudar a reconhecer o próprio potencial e a desenvolvê-lo.

Wild Rose
Indicado para estado de apatia, resignação, falta de interesse e objetivos a seguir.

Willow
Para as pessoas que se sentem vítimas e culpam os outros por seu fracasso em todos os níveis. O floral vai ajudá-la a ter uma atitude positiva assumindo plena responsabilidade por suas experiências.

Rescue
É o remédio para todas as situações de emergência . Ele é composto de Star of Bethlehem, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum e Clematis.

Como utilizar os Florais de Bach

Se você está conhecendo os florais de bach agora, é bem possível que tenha detectado, entre os florais listados, alguns (ou vários), que parecem cair como uma luva para você, e a tentação em encomendar os mesmos em uma farmácia de manipulação pode ser bem grande.

Cuidado! Não é tão simples como parece.

Nosso conselho é que você procure um profissional no assunto para que ele, munido das ferramentas adequadas e baseado em sua experiência, possa lhe indicar os mais adequados, afinal, nem sempre os problemas são o que parecem ser.

Explico melhor abaixo.

Como vimos até agora, os Florais de Bach são remédios para a personalidade, cada um dos florais possuindo usos específicos, em nosso trabalho não nos atemos apenas aos aspectos tradicionais de cada substância, mas nos remetemos também a visão de homens como David Tansley e outros pesquisadores que associam as substâncias a Chacras, Raios etc., Porém é importante saber que um floral tem suas características, devendo ser administrados quando o caso em questão justifica seu uso.

O homem é um ser complexo, cada pessoa sendo única e especial, entretanto existem padrões de comportamento que podem ser aplicados aos grupos de pessoas, os florais atuam sobre estes padrões, fazendo aflorar elementos que irão equilibrar estas distorções.

Por outro lado, cada pessoa tem muitos pontos que devem ser trabalhados, e quando nos aprofundamos em sua problemática acabamos por perceber que a maioria destes defeitos é na verdade fruto de alguns defeitos básicos, assim como os diversos braços de um rio tem sua origem na nascente. A inveja por exemplo pode conduzir ao roubo, este pode conduzir ao assassinato e assim segue, sendo importante saber quais são os traços de personalidade associados à manifestação visível do problema que leva uma pessoa a procurar um Terapeuta Holístico, sem isto temos o risco de ver o processo naufragar.

A falta de informações mais profundas tem levado muitas pessoas a consumirem mais florais do que o necessário, a falta de visão do Holos (todo), aliada a incapacidade de interpretar o problema da pessoa com mais exatidão tem sido responsável por indicações estranhas no campo dos Florais de Bach.

Tem se tornado comum uma pessoa passar por uma sessão de Terapia Floral e sair de lá com uma fórmula contendo oito, nove, dez florais diferentes, clara demonstração da dificuldade do terapeuta de interpretar o quadro da pessoa, ele acaba procedendo por aproximação, pode ser isto, coloca na fórmula, mas pode também ser aquilo, mais um, talvez tal coisa, e assim segue, quando na verdade se deveria tentar resumir o quadro ao mínimo necessário.

Devemos ressaltar que tal problema advém, muitas vezes, da dificuldade do cliente em se abrir, em ser honesto quanto aos seus problemas ou devido ao desejo de testar o terapeuta, muitos ainda pensam que o terapeuta tem obrigação de adivinhar o cerne da questão devido a uma visão mística do tema. Obrigando o profissional a buscar cercar o caso por todos os ângulos possíveis e contribuindo para aumentar o receituário, a esperança é que com o tempo o cliente se abra mais e seja possível um trabalho mais acurado.

Quando lemos alguns casos narrados pelo próprio Dr. Bach percebemos uma preocupação constante dele e de outros terapeutas antigos em restringir o uso de florais ao mínimo, é com espanto que assistimos a um movimento inverso nos últimos anos.

Durante uma avaliação eu detectei a necessidade de indicar alguns florais para uma pessoa, ao falar com ela sobre o assunto fui informado pela paciente que ela já estava tomando florais, mas que gostaria que eu avaliasse seu caso e aconselhasse, já que ela estava passando a se tratar comigo, perguntou-me também se eu queria ver a composição que ela estava tomando, respondi que não, desta forma eu não iria me influenciar e não estaria sendo anti-ético, depois de analisar o caso indiquei três florais que no meu entender estavam relacionados às suas necessidades, ela ficou encantada e disse que os três estavam relacionados na fórmula que ela já estava tomando, neste ponto eu pedi para ver a o que ela tomava, fiquei tristemente surpreso ao descobrir que na fórmula em questão constavam dezoito florais!

Os elementos utilizados nas terapias naturais ganharam fama por serem sem efeitos colaterais e sem contra indicações, na maioria das vezes isto não é verdade, no caso dos florais nós temos alguns problemas quando mal administrados.

Os florais são componentes energéticos que criam estímulos no campo emocional através de ressonância, sabemos que um pequeno e/ou curto estímulo causa movimento, mas muitas vezes um estímulo mais profundo e direto causa inibição, fazendo uma analogia com a carícia, uma carícia no momento certo, local certo e intensidade correta pode criar grandes efeitos físicos e emocionais, se constante, fora de hora, no momento incorreto ou muito intensa pode ter um efeito inibidor, o mesmo se dá com os florais, devem ser utilizados corretamente, sob pena de não gerarem o efeito esperado, e conforme alertado em outra matéria o mesmo componente que foi administrado longamente em momentos impróprios pode não ter o mínimo efeito quando realmente necessário, isto, conforme podemos perceber não ocorre por ineficácia do método mas sim pela utilização incorreta do mesmo.

Estes inconvenientes são apenas alguns dos muitos associados ao uso indevido de substancias vibracionais (que agem por vibrações), e todas as pessoas que se utilizam eventualmente ou constantemente da Terapia Holística devem ser orientadas no sentido de buscarem profissionais sérios e capacitados para tratarem de seus problemas.

Em nosso trabalho priorizamos sempre a utilização do mínimo necessário, por acreditar que não é a quantidade que resolve e sim a precisão, por termos em mente que aquele que nos procura não é alvo de experiências nem palco para demonstrações de inaptidão, e por crermos firmemente nos pressupostos básicos da Terapia Holística.

Posologia

Normalmente a administração dos florais de bach é realizada da seguinte forma.

4 goras 4x ao dia.

  1. Antes do café da manhã;
  2. Antes do almoço;
  3. Antes do jantar;
  4. E antes de dormir.

A gotas são pingadas em baixo da língua, tomando-se cuidado para não encostar a “pipeta” na boca.

O Rescue Remedy

Nós já falamos brevemente sobre o Rescue Remedy, mas acreditamos que algumas informações são úteis sobre este composto.

Temos assistido, com certa apreensão naturalmente, uma tendência, cada vez maior de se receitar o Rescue para qualquer paciente, somando-se a isto a tendência das pessoas em geral tomarem o Rescue por conta própria, muitas vezes sem ter a exata noção do que está envolvido neste processo.

O Rescue foi um remédio floral composto que Bach utilizava em casos extremos e emergenciais, como exemplos podemos citar as seguintes experiências:

  • Perda de ente querido
  • Acidentes
  • Traumas repentinos, como assaltos ou brigas fisicas por exemplo
  • Visita ao dentista etc.

Estes fatores são tidos como estressantes e criadores de distúrbios emocionais e energéticos que desequilibram o todo, para estas experiências o Rescue pode ser uma agente valioso enquanto pronto socorro, restabelecendo o equilíbrio emocional e acalmando o sistema físico.

Muitas vezes o Rescue é utilizado em altas dosagens dado o seu caráter emergencial.

Infelizmente temos visto pessoas que devido a qualquer tipo de tensão emocional são aconselhadas a tomarem Rescue como um calmante, muitas pessoas, independente do problema que tem saem de uma consulta com um Terapeuta Floral com uma lista imensa de florais para manipular, e de quebra devem comprar um Rescue e manter em casa para qualquer emergência.

Tal prática, infelizmente, está longe de ser o ideal ou mesmo o desejável, tomar Rescue sem necessidade não somente não tem sentido como existe a agravante de que em uma eventual necessidade real existe a possibilidade dele não fazer efeito, existe um paralelo com as pessoas que começam a ingerir determinadas substancias e fazem disto um hábito, estando ou não doentes, com o passar do tempo tal substancia perde o efeito, vemos isto todos os dias em nossas vidas.

Há cerca de dois anos atrás eu fui chamado por uma das funcionárias que trabalhavam comigo para conversar com uma pessoa, era uma mulher, ela queria que eu preenchesse um receituário para que ela pudesse comprar um vidro de Rescue, segundo ela sua psicóloga indicou-lhe tomar Rescue mas a farmácia de manipulação que ela foi se negava a vender o remédio sem um receituário, me chamou a atenção o fato que a mulher estava alegre e bem disposta, sorrindo enquanto falava, curioso eu comecei a fazer algumas perguntas, tentando descobrir o motivo pelo qual sua psicóloga teria indicado este meio corretivo, algumas das perguntas que eu fiz estão abaixo:

– Você perdeu alguém recentemente? Algum parente que tenha falecido?

– Não

– Você sofreu algum tipo de acidente?

– Não.

– Houve alguma mudança brusca de vida, como nascimento de filho? Perda de emprego? Término traumático de relacionamento?

– Não.

– Você está na iminência de algum exame ou teste muito importante ?

– Não.

Estas foram algumas das perguntas que formulei e sempre a mesma resposta, na verdade não existia motivo algum para esta mulher tomar um vidro de Rescue, com bastante tato eu tentei explicar a situação mas foi inútil, ela acabou indo embora bastante frustrada e sem o receituário, mas infelizmente ela deve ter encontrado alguma farmácia de manipulação menos exigente que lhe vendeu o que ela queria.

Em nosso trabalho temos um cuidado extremo para que a pessoa tome apenas aquilo que ela realmente necessita, sem adições desnecessárias, acreditamos firmemente que este deverá ser o caminho trilhado por qualquer terapeuta cônscio de seu dever.

As últimas décadas foram especialmente benéficas com a Terapia Holística, assistimos o crescimento do respeito pelas terapias naturais e a expansão do mercado, graças à informática tivemos acesso a um volume muito maior de informações etc., no entanto isto também acabou por banalizar determinados aspectos da Terapia holística, é necessário que informemos às pessoas as reais atribuições da Terapia Holística, suas características fundamentais e sua utilização correta.

Entrevista sobre os Florais de Bach

 

Sérgio, de uma maneira simples o que são os Florais de Bach?

Florais de Bach são componentes energéticos à base de flores que possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio emocional e energético necessário ao indivíduo, restaurando a saúde ou prevenindo assim doenças, já que estas surgem exatamente dos conflitos que existem entre o corpo físico e corpo energético.

Quando iniciou?

A utilização dos florais se iniciaram em 1930 com as primeiras experiências do Dr. Edward Bach, experiências que se arrastaram por quatro anos, após os quais ele havia formulado seus 38 florais

Como funcionam?

O Dr. Bach, uma pessoa extremamente sensível, descobriu que quando ele colocava pétalas de flores em sua língua ele podia sentir a energia da mesma atuando nele, a atuação aqui é meramente vibracional, contudo poderosa. O que ele fez foi classificar estas vibrações e estabelecer seus padrões.

Como eu disse acima as doenças, segundo o Dr. Bach, nascem dos conflitos entre corpo e alma (campo energético), como o campo energético é muito superior o fisico acaba por se desequilibrar e gerar doenças, todas as nossas emoções, apegos, paixões etc… deixam marcas no corpo humano, se o homem não resolve estes sentimentos então ele sofre.

O dr. Bach descobriu ainda que existia um problema interessante na medicina, por quê as pessoas com idênticos problemas não reagiam da mesma forma às medicações? A resposta estava em que o padrão na verdade é outro, pessoas reagem de forma idêntica a uma substância desde que suas personalidades sejam parecidas, os Florais, desta forma podem ser classificados como remédios para tipos de pessoas e não para tipos de doenças.

Quando deve-se procurar um tratamento com florais?

Eu particularmente estou convencido que sempre é bom para qualquer pessoa um tratamento floral, ainda mais nos tempos modernos em que o homem está tão exposto aos problemas e frustrações, no entanto eu penso que algumas características que indicam uma necessidade urgente são:

Insônia constante

Depressão (com causas ou sem) que não cessam

Ansiedade

Raiva

Sentimentos de inferioridade

Quais os florais mais usado e para quê?

Os Florais mais usados são os de Bach, utilizados quando a pessoa não sabe mais o que fazer, utilizados em casos de depressão principalmente, é uma pena que as pessoas em geral vejam os florais apenas como anti-depressivos, acabam por perder muito do que eles poderiam oferecer, dentro da linha de Bach, não apenas eu como muitos colegas temos notado um aumento grande na utilização do rescue, uma combinação de florais que segundo a minha modesta opinião não deveria ser tão facilmente indicada como é.

Quais as vantagens?

As vantagens de um tratamento Floral são significativas, não possui efeitos colaterais fisicamente falando, não atacam o organismo no todo ou em partes, agem de forma suave, na verdade se falarmos em vantagens ficaremos muito tempo falando

E desvantagens, existem?

Eu não chamaria de desvantagem, mas existem algumas características que podem atrapalhar o tratamento com florais, um pequeno detalhe é que o floral em si não resolve problemas sempre, mas ajuda o homem a resolver, tomemos o floral Holly como exemplo, indicado para pensamentos de inveja e ciúmes, este floral não acaba pura e simplesmente com o problema, é um ótimo suporte para a pessoa vencer o problema, mas ela deve estar disposta a se conhecer melhor para superar definitivamente estes problemas.

Outra característica é que fumantes, alcoólatras e dependentes químicos de algumas substâncias podem demorar mais até sentir os efeitos dos florais, em compensação animais e crianças reagem muito bem a esta forma natural de cura, o que já é um sinal importante para rebater algumas críticas que na verdade se trata de efeito placebo, bebês e animais não respondem a isto.

Quem deve aplicar os florais?

Vou responder de uma forma que pode deixar alguns profissionais chateados, TODO MUNDO deveria conhecer o suficiente de florais e de si mesmo para poder ao menos escolher florais para si, pode ser que eu receba críticas pela minha posição (que eu defendo abertamente), no entanto esta era a própria opinião do Dr. Bach, é uma pena que nos tempos modernos o homem não tenha tempo para dedicar a si mesmo e em conseqüência disto não se conheça, se uma pessoa estudar o sistema do Dr. Bach e cada floral ele poderá estar apto a escolher seus próprios florais, embora não esteja apto muitas vezes para sair escolhendo florais para os outros, uma responsabilidade grande.

No caso da pessoa se decidir por procurar um terapêuta no entanto alguns cuidados são necessários, não existe uma formação que seja reconhecida pelo MEC, Florais não são oficialmente reconhecidos pela medicina, o que dificulta um pouco as coisas quanto a procura de um bom profissional, procure alguém que tenha sido indicado a você por um amigo, se não conhece ninguém procure conversar com o profissional antes para “sentir”.

Em todo caso, se você está em um tratamento floral ou entrar em um existe um detalhe importante que vai decidir se o terapeuta é ou não capaz, o número de florais que ele passar a cada sessão, pessoalmente eu penso que de três a quatro florais é o suficiente, quando se passa muito disto, ou pouco mas de forma constante é falta de sensibilidade do profissional que não está sabendo avaliar a real dimensão do problema, observe que a tendência de um tratamento com florais é você diminuir cada vez mais a dependência do homem e não aumentar.

A cura vem, em média, em quanto tempo?

Não existe uma relação de tempo, no entanto um mês é tempo mais que suficiente para que a pessoa sinta as primeiras melhoras, na maioria dos casos em uma semana a pessoa já sente uma melhora geral que se manifesta em maior disposição e energia, mais alegria etc..

Há quanto tempo você  trabalha com florais?

Eu Trabalho há seis anos com Florais, eu sou radiestesista e os florais são usados em conjunto com esta técnica.

About The Author

Sérgio Nogueira

Terapeuta Holístico com sólida formação na área e mais de 20 anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento de novas abordagens no campo de radiestesia e radiônica. Possui formação ainda nas áreas de acupuntura, reiki, magnetismo e outras, que utiliza de forma sinérgica em seu trabalho. Sergio Nogueira no Google+

Comente este artigo